Madrugadinha e já estávamos na estação. O trem parece os nossos antigos vagões e quase sem nenhuma atualização, ou melhor apenas os carpetes são novos. Cabines com dois beliches, janelas muito sujas e vedadas. É uma grande frustração não poder fotografar a paisagem, pois a poeira é interna aos dois vidros. . Passamos por muitas vilas, todas construídas em torno de uma indústria, as casinhas iguais e pequenas. As vilas parecem um mar de chaminés, por ruas bastante tortas e desarrumadas, com lixo e restos de material de construção. Sempre as bandeiras vermelhas, gelo nos cantos sem sol e uma sensação de muita poeira. Ao longe se vê muito guindaste e construções novas demonstram que é um país que está sendo reconstruído.
Agora já passou da meia noite, já foram 14 horas no trem e duas em Erlian (fronteira) onde esperamos trocar a bitola do trem.
O que nos tem salvado é comer cup noodles que compramos na estação. Aproveitamos a água quente que tem em todos os vagões para os chineses fazerem seus chás.
Tomara que consigamos dormir, pois já cochilamos várias vezes durante o dia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário