terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Nevasca, terremoto - mas está tudo bem


Amanheceu a -5 graus. É o maior inverno da Turquia nos últimos 25 anos.
Logo ao pegar a Estrada a neve começou e o país foi ficando banco, cada vez mais comecei aver deslizamentos na Estrada. O motorista do ônibus é muito atendo e cuidadoso, não imaginávamos quanto tempo mas o importante era chegar em segurança.
Como o asfalto ainda guarda um calorzinho, os pássaros todos vieram para a estrada
Comecei a ler sobre a historia desse país. O  grande impulso foi a conquista dessas terras por Alexandre.Trezentos e tantos anos antes de Cristo. Só aqui a gente consegue entender a citação de Horácio: “A Grécia tornou cativo seu feroz conquistador”. É verdade, quando vemos o tanto da influência grega, descobrimos que o império romano ficou refém de seu conquistado.
O Império Bizantino, conquistou a região mais de 500 anos d.C.. eles são responsáveis por grandes construções, como toda a arquitetura da Constantinopla, inclusive Santa Sofia.
Hoje nossa meta de 700 km. Passamos pela roda da seda, dos figos, das Maçãs.
Seria muito interessante ver com mais detalhes esse pais. Tem muita pesquisa antropologia e muita história que vai ficando para trás:
·      Mileto – Claro que tales não está mais aqui, mas justo ele o primeiro filósofo ocidental nasceu mais de seiscentos anos ante de Cristo e não me esperou. Um dos sete Sábios dizia que tudo evoluiu da água, mais 2.000 anos antes de Darwin. Ele precisou explicar a eclipse solar para o povinho daquela época. A tendência do filósofo em buscar a verdade da vida na natureza o levou também a algumas experiências com magnetismo que naquele tempo só existiam como curiosa atração por objetos de ferro por um tipo de rocha meteórica achado na cidade de Magnésia, de onde o nome deriva.
·      Afrodisias – mas Afrodite também não estava lá.
·      Um lugar onde Cleópatra vinha tomar seus banhos, etc.
Em compensação fui visitar um museu Derviche. Eu queria muito ver mais, mas era pequeno e o medo da estrada com essa neve era maior.
A quantidade de acidentes na estrada era muito grande, até que ficamos parados na estrada devido a um acidente muito grave. Tivemos que voltar.
Agora a neve melhorou, deve faltar ainda uma hora de estrada.
Entre as descobertas uma boa foi que o ônibus tem wi-fi. Em todo caso resolvi mandar notícias antes porque teve um terremoto aqui.
Foi de intensidade 6.3. É forte, mas podem ficar tranqüilos. Estamos longe do evento. Acabo de receber notícia que estou entrando na capadócia.

OBS - agora já estou no meu quarto. Foram 14h30min de estrada com pedaços onde a visibilidade era quase nula. Em algumas partes a estrada sumia. O motorista era muito habil e cauteloso. Não fez loucura em hora nenhuma. 
A demora adicional foi por falta de combustível. As bombas congelaram e não tinha como abastecer, só comigo mesmo kkkkkkkkk!

Um comentário:

  1. Marcelo,
    Que viagem diferente e que possibilidades de refletir e de olhar pra dentro. Bjs

    ResponderExcluir