domingo, 6 de janeiro de 2013

Cisterna Basílica


Istambul é uma delícia de cidade. A gente tem vontade de sair pelas ruas e ficar andando. É muito familiar e atrativo, os restaurantes e docerias são uma loucura. Comi carne!!!!!!
Hoje acordei cedo e sai para caminhar. Estava chovendo um pouco e pensei em voltar ao Gran Bazar, mas hoje é domingo. Tudo fechado, onde já se viu esses turcos daqui ficarem sem vender.
Foi muito gostoso, a cidade estava vazia e fui até a Cisterna Basílica ou o Palácio submerso. 

É impressionante ver uma obra dos anos 500 (isso mesmo mil anos antes do Brasil) Se desce por uma escada e se encontra um espaço de 140 metros de comprimento por 70 de largura. Cheio de colunas de mármore (mais de 300) Pinga água de seu teto e junta água nesse espaço. Água limpinha, cheia de peixes. São mais de 100.000 toneladas de água.
Depois disso foi só comer um carneiro à moda camponesa, cerveja e... aeroporto de novo.
Sai de Istambul e fui para Esmirna, região com importante porto. Hoje chamam de Izmir. Os meus amigos mais velhinhos, ou melhor da minha idade para cima podem me ajudar. Na época da guerra fria, não era em Esmirna que tinha um impasse sobre mísseis e armamentos?
Ao amigos mais religiosos, eu preciso de outra ajuda. Não é em Esmirna que  está uma das referencias do apocalipse? Só falta essa, depois de sobreviver ao 21/12/12, agora venho para o templo do fim do mundo.
Enfim, agora estou às margens do Mar Egeu. Viu, dois mares num dia só.
Cheguei quase de noite e enfrentei mais uma hora e meia de estrada para chegar em Kusadasi. Foi nessa cidade que São João trouxe Nossa Senhora. Amanhã eu vou visitar a casa onde Maria viveu até sua morte. Já pensou a emoção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário