segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Lucerna e Titlis


O dia amanheceu chovendo, mas teimoso que se preza não liga muito para isso. Sai cedo, pega bonde, atravessa estações e pega um ônibus. Diz um ditado daqui que quando os anjos viajam, o Céu sorri para eles. Acho que estou no caminho de ser anjo.
Acho que fica mais fácil explicar com as fotos.
Viaje por estradas muito boas e túneis muito longos. Estou a caminho do centro da Suíça. Atravesso Lucerna (linda e parecida com as imagens que eu tinha de chalés) até chegar nesse lugar:
Um movimento intenso de esquiadores, todos vestidos e carregando seus equipamentos. Acho que 100% dos suíços esquiam 100% dos dias. Depois falam que carioca é que fica na praia, discordo, Suíço é que fica na montanha. Brincadeiras à parte, você descobre um teleférico enorme:

Você embarca em carrinhos para 6 pessoas e sobe, e sobe e quando chega na primeira estação você não desce e continua subindo. É impressionante o tamanho dos pinheiros. Todos com mais de 20 metros de altura. (cerca de 8 andares) e você lá em cima.

Quando chega no final, você pega outro teleférico. Um bondinho aéreo com capacidade para 30 pessoas que ficam balançando junto com seus esquis e tudo.

Quando chega no final, Você pega outro teleférico, mais vertical e circular. É você vai dentro dele e o chão vai girando. Chega assim ao pico de Titlis.
Quando você chega lá em cima, já passou por todas as nuvens e chegou a mais de 3.000 m. Você pega um elevador. Enfim em um pouco menos de uma hora, você sobe 2.240 metros de teleférico. A cidade de Engelberg fica abaixo de 1.000 metros.
 
Os Alpes são maravilhosos. Ficar acima disso tudo e ver aquela neve toda, as pernas mãos e orelhas trincando de congeladas, daí você pega outro teleférico para passar por cima do glacial. Esse é de cadeirinha, com perninha balançando e vento na cara.
 Lindo, lindo, mas depois ninguém é de ferro, mereço uma comida com muito queijo e vinho.

Antes de ir embora fui visitar uma escavação dentro do glacial. Acho que só eu fui, não tinha ninguém e fiquei com medo de me perder nesse labirinto de túneis todos brancos e iguais. Valeu a experiência e consegui sair.




Parei em uma das estações de esqui e tomei uma cerveja. Com solidariedade aos meus amigos cervejeiros, estou tomando cerveja em temperatura ambiente. Até coloquei a minha no sol para esquentar um pouquinho.
 






À tarde passei por Lucerna e parei um tempo para caminhar pelo centro histórico. É uma cidade muito legal, cheia de lojas, construções e cafés. Cuidado a Suíça é muito cara, cuidado para não se entusiasmar com as lojas. Tudo é de muito bom gosto.

À noite, chegando em Zurich, como sempre uma caminhada, uma comida típica e a chegada no hotel. Cansado e feliz.



Um comentário:

  1. Olá Marcelo,
    Lindos lugares, experiências e vivências, aproveite muito o finalizando das ferias. Bjs

    ResponderExcluir