domingo, 3 de janeiro de 2016

Tessalonica

Chove e vai chover o dia todo, mas a temperatura deve ficar no positivo.
Dois malucos andando de guarda chuva em uma cidade que é feita para o verão.
Nada disso importa. Vamos misturar hoje o passeio, a história e tudo o mais.
Olhando o seu passado. Tessalonica foi fundada em 316 a. C. a cidade passou pelo domínio de muitos povos. Já teve grande população e muitos ataques e genocídios. Uma história pesada mas deu a volta por cima e é uma cidade que tem história e tem modernidade sem ficar contando as derrotas, mas convivendo com as marcas.
Cidade e patrimônio se misturam, é uma cidade medieval e hoje universitária e ao mesmo tempo tradicional e turística.
Informação: O escrito mais antigo Novo Testamento foi feito por São Paulo a esta comunidade – Carta de São Paulo aos Tessalonicense no ano de 56 d. C. Vale lembrar que toda a doutrina cristã teve seu início neste lugar. Não é impressionante?
Amanhã vamos tentar ir a Phillipos – a primeira comunidade Cristã na Europa. (está difícil achar transporte, mas vamos tentar.)


Começamos fazendo uma visita ao Aristóteles, na praça onde ele reunia seus discípulos. O filósofo que caminha ao meu lado, já foi mostrar intimidade, tentou pegar na mão mas acredito que o Grande Mestre sabe lidar com tietes do sec. XXI.


A gente vai encontrando muralhas, monumentos e sinais em toda parte, muito misturado com a cidade moderna.
Vejam essa muralha que fica atrás da quadra de esportes


Caminhamos à margem do mar Egeu, chegamos à torre branca, uma torre de observação do tempo medieval.


Descobrimos uma Igreja Ortodoxa. Gente, o Padre que tanto me explicou a divisão das igrejas e os conflitos entre os católicos (romanos, gregos, romenos, russos, etíopes, etc) nunca havia entrado em uma Ortodoxa. Imaginem uma criança em um parque de diversão, ele olhando os ícones, me explicando tudo e cumprindo os ritos e protocolos. Depois do final da missa, foi conversar com o padre e voltou com alguns pedaços de pão.
Depois dessa, foram muitas outras, uma mais bonita do que a outra.


A grande emoção foi chegar à Rotunda (construída em 300 d. C. É o mais antigo monumento histórico da cidade, já foi templo Romano, Cristão, Mesquita e Mausoléu do Imperador Galério (imperador romano que governou entre 305 e 311, um dos tetrarcas da Roma Antiga [governo político promovido por Diocleciano]).

Foi um dos poucos monumentos que encontramos aberto, mas foi de arrepiar.

Descendo a rua, a gente encontra o Arco de Galerio.
 Os museus estavam todos fechados, porque eles abrem aos domingos, mas hoje é o segundo dia do ano....rs

Conhecemos só por fora a Catedral da Acheiropoiitos (para nós a Achiropita) Templo que leva o nome por causa do ícone que recebe que significa – Não feito por mãos humanas – pena, mas não conseguimos ver. Igreja grande dedicada a Nossa Senhora e foi construída nos anos 450/60.
Outra emoção grande é encontrar o Forum Romano – Um dos mais antigos sítios arqueológicos da região e fica acima da praça de Aristóteles usados desde sec. IV a. C. até o Sec. VI d. C.


Fechamos vendo a Catedral de Santa Sofia (nem tão bela assim)


Comemos peixe com pimenta, vinho e bom papo.

Um comentário: