domingo, 17 de janeiro de 2016

York - um presente medieval

Falando sério, o interior do Reino Unido é maravilhoso. É uma região cara e só foi possível compartilhando custos e encontrando a alternativa de fazer de ônibus que é bem mais barato que trem e avião.
O inglês de Manchester é quase impossível de ser entendido.
O Francisco (meu interprete e muito interessado na língua) fica prestando atenção em expressões e sotaques, é muito prático esse negócio de viajar sem ter que ficar se comunicando.
Saímos cedinho de Manchester, pegamos um ônibus até Leeds (terra importante para o futebol inglês– Leeds United), trocamos para um circular que atende várias cidades.
Chegamos em York. É muito linda.

É um susto encontrar uma cidade medieval, linda, monumental e viv extremamente preservada.
Caminhar por ruazinhas, encontrar a maior catedral gótica da Europa, um monumento impressionante, os vitrais enormes e que passam pouca luz.
Catedral de Yorkminster (Descobrimos que o termo minster se refere a uma grande e importante igreja – pode ser catedral ou abadia)

Muito interessante encontrar uma igrejinha do sec IV  que tem baias internas. Medida adotada para evitar o contato do padre com as pessoas e o contato entre famílias para preservar do contagio da lepra.

Aqui foi uma das primeira cidades que os vikings invadiram e foram expulsos pelo duque de York. A vila Viking estava fechada.
É delicioso andar por essas ruas, e encontramos um Pub do sec. XVIII. Pena que não tem Wifi, mas tem Cerveja inglesa Ale.





Um comentário: