Hoje foi o dia. Dia tudo. Tudo de canseira, tudo de emoção,
tudo de experiência, tudo de raiva (nada de grave só a agencia daqui).
O dia começou com água fria, barreira policial com revista
no caminho do aeroporto, pois estávamos perto da fronteira do Sudão. O voo foi legal em um Bombardier apertadinho (ai que saudade da Embraer).
A cidade fica no alto de montanhas. A Região está bem seca, com rios secos, mas se vê paisagens e montanhas muito bonitas. A cidade é uma surpresa na entrada, estão fazendo conjuntos habitacionais que parecem legal. Ao chegar na cidade mesmo, vemos uma multidão em condições muito piores do que eu havia visto e me chocado.
O Hotel é bem simples, mas possível, o problema é que é bem afastado da cidade e a agência daqui não reservou carro.
Foi até bom eu me expor às caminhadas de beira de estrada junto com essa multidão de peregrinos. O guia, com medo de assustar, mentia o tempo todo dizendo que era logo ali depois da curva, e vieram muitas curvas e muitos morros íngremes, tudo isso a mais de 2.000 m de altitude. Na hora do almoço vamos nós subir outra montanha. O que dá muita raiva é a mentira. Imagino se mais pessoas tivessem comprado esse pacote. Imaginem crianças ou com mais dificuldades.
Vamos às coisas boas. Não é à toa que Lalibela é patrimônio tombado pela Unesco. É enorme só dentro da área do patrimônio já seria um bom exercício.
O rei Gebra Lalibela, lá pelos idos de sec XI, indignado com a conquista da terra santa pelos muçulmanos, resolveu construir uma nova Jerusalém.
Construiu 11 templos escavados em uma única rocha. É impressionante, pois não se sabe que ferramentas usaram e nem onde estão as rochas que foram retiradas daqui.
Agora, depois de um bom banho, mesmo sem ver as fotos, tenho uma emoção muito forte e presente dessa vivência de um tempo dentro de igrejas tão surpreendentes e da fé desses peregrinos. Uma obra inexplicável, que ainda hoje tem muitos monges que vigiam, oram e dormem em buracos na parede das montanhas.

Tudo muito lindo meu irmão. Muito legal a forma que você descreve tudo. Estou adorando!!!!!!! Um abraço do seu fã de BH.
ResponderExcluir