quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

Pristina, Gazimestan - Kosovo

Se fosse o Luciano, diria "Loucura, Loucura, Loucura"
Se fosse o Fausto, diria "Oh Loco Meu"
Como sou eu, digo "PorrrrrrrA!!!!!!"
Que frio e que coisa mais doida.
Acho que hoje não é primeiro do ano, é primeiro de abril....
Isso aqui é para pirar qualquer cabeção, imagine eu, todinho, tão inocente....
Acordei com medo de enfrentar o tal do Kosovo. Pelos meus arquivos pouco precisos da história, ali que os conflitos permaneceram por mais tempo e com mais crueldade. 
No carro, o guia além de me perguntar o que eu queria fazer e ver no Kosovo no primeiro dia do ano, pergunta essa que nem eu saberia responder, mas expliquei que estou em férias e o Kosovo estava no caminho...
Ele começo a falar da história e todos os impérios que passaram pelo pedaço, começou a falar muito e com muito preconceito sobre a situação atual do Kosovo.
Depois de passar fronteiras, começo a perceber construções bonitas, amplas, cidades espaçosas. Muitas lojas de material de construção, lojas enormes, prédios novos. enfim, isso é o Kosovo. Um país jovem, com muito investimento de muita gente. População fortemente da Albania que ajudaram na libertação. Uma instituição europeia (prédio enorme e protegido), Estados Unidos que influenciam os nomes e monumentos da cidade (tem até uma estátua da liberdade). Como dizem, não é possível um país com 25% de desemprego ter tanto dinheiro assim para investir, deve ser droga, prostituição ou outros interesses dos gringos. 
Pristina, capital do Kosovo, é uma cidade moderna, cheia de prédios e tem dois grandes bulevares. Adivinhem o nome dos dois....Inacreditável.... um deles chama Bill Clinton, com estátua e tudo. 
O outro, pasmem, em um país com 95% de muçulmanos tem um grande bulevar com nome de...Madre Tereza. Fala a verdade, não é para pirar o indivíduo? 
Descobri que Madre Tereza nasceu em Skopje e que sua família era albanesa. Dai a virar mito no Kosovo... não queira entender nada dos Balcãs. 

Fui até Gazimestan, local onde o Sultão Murat foi morto em 1389. Tem um monumento em homenagem à união dos povos contra o império otomano e fui ao mausoléu do Sultão, claro que tudo fechado no dia 01 de janeiro.
Aqui é um lugar onde muitos turcos peregrinam anualmente para visitar o local do Sultão ( cuja ossada não está mais aqui)
Enfim o Kosovo é uma surpresa para quem não tem informações, mas nada que chame a atenção. Parece sem história ou sem memória, ou melhor abriram o estorninho de maquiagem. 
Descobri também que o povo daqui tem adoração pelos albaneses, e não gostam nem um pouco dos gregos e dos turcos. Parece sempre um clima tenso com a história e com a situação atual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário