Manhã fria, perto de zero, Sai preguiçosamente do hotel, arrastando malas pelas ruas, descendo e subindo escadas de metro até que cheguei no meu apartamento. Muito gostoso e aconchegante.
Arrumei minhas coisas, fiz compras para a semana e decidi passear.
Como vou ficar bastante tempo em Madrid tenho que ir com calma para manter o interesse.
Investigando na internet descobri que haviam ruinas egípcias em Madrid. Claro que fui até lá e encontrei esses portais com uma construção ao fundo.
Em baixo do guarda chuva, tirei as fotos, um pouco decepcionado. em todo caso resolvi entrar na casa.
O Templo de Debod constitui um dos poucos testemunhos arquitectónicos núbio-egípcios completos que podem ser contemplados fora do Egito e o único destas características existente na Espanha. Construído no século IV a.C
Era um tempo lindo, inteiro esculpido com figuras que estudei bastante com minha mestra.
Uma emoção enorme. curiosidade e euforia. Eu jamais imaginei encontrar essas coisas aqui.
Depois disso, foi pegar um ônibus e fazer todo o circuito da cidade para fugir da chuva.
PS.: descobri depois quando fui pesquisar que
Construído no século IV a.C. pelo rei Cuche Adijalamani para reverenciar o Deus Amun, até há apenas algumas décadas situava-se 15 km ao sul de Assuão, no Egito, muito próximo da primeira catarata do Nilo e do grande centro religioso da deusa Ísis, em Filé.2
Originalmente as paredes do templo eram decoradas com ilustrações mostrando o rei Adijalamani como um faraó egípcio doando oferendas aos deuses. Essas pinturas perderam muito de seu brilho natural quando o templo ficou submerso no rio de Assuão.3
Em 1961, devido à construção da nova represa de Assuão, as suas pedras foram desmontadas e depositadas na ilha Elefantina até o seu posterior traslado ao porto de Alexandria.
Em 1968, o templo foi doado a Espanha pelo Estado egípcio em agradecimento pela ajuda prestada ao salvamento dos templos de Abu Simbel.
Uma vez transferido a Espanha, pedra por pedra, o templo foi exposto a um complicado trabalho de reconstrução e restauração. Estes trabalhos incluíram a instalação no seu interior de ar condicionado quente para criar uma atmosfera seca que se aproximasse do clima de Núbia. Para representar o rio que teve o templo nas suas proximidades, construiu-se um tanque de pouca profundidade que se estende ao longo dos três portais de acesso ao templo. Os trabalhos de reconstrução do monumento tardaram dois anos. O templo foi inaugurado a 20 de Julho de 1972.
Essa terra de é uma grande cavalgada.


Nenhum comentário:
Postar um comentário