Resolvi sair cedo de Skopja com destino a Ohrid. O frio absurdo e no caminho tive a informação de que quase 80 km da estrada esteve fechada pelos últimos 5 dias. A Estrada abriu hoje, boa parte já dá para andar normal, mas outra parte tem que ir bem devagar pois a quantidade de gelo é grande.
Chegar em Ohrid é uma benção, foi feita para coroar minha viagem pelos Balcãs. Estou tentando aumentar minha permanência aqui para evitar de fazer mala outra vez só para dormir em Skopje, para pegar voo para próximo destino. Posso dormir aqui duas noites e ir direto para o aeroporto.
Existem expressões que vivo usando e sempre são verdadeiras - estou impressionado, encantado, surpreendido e todas elas são verdadeiras.
A cidade pisca para você, dá uma picadinha de olho e você se põe a caminhar por suas veias.Uma das cidades mais antigas da europa, é uma das mais importantes desde o século VII, pois a partir daqui que as missões de São Clemente partiram e conseguiram unificar a língua de toda a península. (ele morreu em 916)
A cidade fica nas margens do lago muito bonito e a preserva um conjunto arquitetônico muito típico das cidades e terras eslavas.
Quando digo que é antigo, é antigo mesmo, agora estão descobrindo escavações
e descobrindo informações arqueológicas do período neolítico, da idade do bronze e do período helenístico. (tem mais de 250 sítios arqueológicos)
A maior característica, é claro, do período medieval.
Com tanta história, o que mais tem é história. Cada igreja já foi tudo. Foram construídas antes da divisão entre Romanos e Ortodoxos, agora são mais ortodoxas. Foram destruídas e reconstruídas por cada povo que por aqui passou.
Existem trabalhos de escavação que desonrem mosaicos incrivelmente antigos.
A igreja de Santa Sofia é maravilhosa e foi reconstruída em 1.050.
Enfim, hoje subi montanha, encontrei muralhas, buracos, lago, neve e muita paz.
Só isso? não um centro animado cheio de gente, bares e cafés.
Estou em um apartamento alugado (não é hotel) com quarto amplo, piano e varanda para o lago.
Com licença que vou abrir um vinho para ver o por do sol.





vc escreve de uma maneira que a gente viaja junto, uma delicia. Apesar dos 33° daqui - agora começou chover, mas pouco - a leitura entra pelos poros e quase dá para imaginar o frio por ai! Viver esta história!!!!Adorei toda a Servia, só não imagino vc sem uma cervejinha sequer!!!! Pelo menos vc levou vinho???
ResponderExcluirO vinho daqui é maravilhoso.
Excluireu tenho muitas fantasias sobre a Macedônia, vc etá fazendo com que eu viva algumas!!!!
ResponderExcluirmenino. que barba bonita.......e que aventuras ....nossa...!!!!!
ResponderExcluir