domingo, 4 de setembro de 2011

Cheguei a Windhoek

Pronto, 13:30 aqui, portanto devem estar acordando. Estou cinco horas na frente.

Depois de uma noite que foi meia. Sai às 18 horas em um vôo 100% lotado. Consegui ver dois filmes: O maravilhoso meia noite em Paris, e Rio. Depois do Jantar tomei o meu remedinho e consegui dormir sem ver o vôo. Por volta de 1 hora do meu relógio já estavam me servindo o café da manhã. Viagem muito tranqüila e repousante. Fiquei um tempo em Johannesburg à espera do meu vôo para Windhoek.

Parei em uma das quick massagens e colocaram minha coluna em pé. Estou pronto para outra. Como sempre perdido entre coisas bonitas que tem nesse aeroporto. Mas resisti.

Namíbia, olhando de cima é um País cor de palha. Não tem construções.

O Aeroporto fica a 50 km da cidade. e a cidade é um lugar muito tranquilo, com ruas largas e ninguém nas ruas. A presença da colonização Alemã é forte, vou sair para andar um pouco, mas pequisei algo sobre o país para vocês.


A Namíbia, na costa atlântica da África Austral, visinho de Angola, Zâmbia, Botswana e África do Sul.

Os primeiros europeus a desembarcarem e explorarem as suas costas foram os navegadores portugueses em 1485.

Em 1885, a Alemanha passou a administrar o território do Sudoeste Africano.

No começo do Sec XX durante a partilha da África ocorreu o considerado o primeiro genocídio do século.

Em janeiro 1904, o povo local, chamado hererós, organizaram uma revolta contra o domínio colonial alemão. Derrotados pelos alemães foram levados para o deserto de Omaheke , onde a maioria deles morreu de sede. Em outubro, os namaquas também pegaram em armas contra os alemães e foram tratados de forma semelhante. No total, mais de 50% do povo morreu, por inanição ou por envenenamento dos poços

Na Primeira Guerra Mundial, a União sul Africana obteve o mandato para administrar o território.

Em 1966, a SWAPO (South-West Africa People's Organization), um movimento independentista, lançou uma guerra de guerrilha contra as forças ocupantes, mas só em 1988 o governo sul-africano acedeu a terminar a sua administração do território, de acordo com um plano de paz das Nações Unidas para toda a região.

Em 1985, a ONU reconheceu a tentativa da Alemanha de exterminar os povos hererós e namaquas do Sudoeste da África como uma das primeiras tentativas de genocídio no século XX.

A Namíbia tornou-se independente da África do Sul em 1990.

O governo alemão pediu desculpas pelos eventos em 2004

A Namíbia é um país com cerca de 1 500 000 habitantes, concentrados sobretudo no Norte e na zona da capital. A densidade populacional é reduzida ou mesmo zero, como no caso da região da Costa dos Esqueleto. A taxa de natalidade é alta, mas a percentagem de soropositivos atinge os cerca de 15%, pelo que não se espera grande crescimento nos próximos anos. Em relação à taxa de mortalidade infantil, esta situa-se nos 72 por cada 1000 crianças, sendo a esperança média de vida de apenas 39 anos.

Pais Católico, predominantemente Luterano.

Governo democrata presidencialista, bicameral.

A base da economia da Namíbia está na extração e processamento de minerais. A mineração compreende 20% do PIB e faz da Namíbia o quarto maior exportador de minerais não-combustíveis da África e o quinto maior produtor de Uranio do mundo.

Aproximadamente metade da população depende da agricultura para viver. A renda per capita da Namíbia, cerca de 4500, seja cinco vezes maior do que a média dos países mais pobres da África, a maioria do povo da Namíbia vive na pobreza, principalmente por causa do desemprego em grande escala e da má distribuição de renda, fazendo com que a maior parte do poder econômico esteja nas mãos da minoria branca. A Namíbia possui a pior distribuição de renda do mundo.

Windhoek

Windhoek ou Vinduque é a capital da Namíbia. Com uma área de 645 km² e 230.000 habitantes, tem uma densidade populacional de 356.6/km².

Windhoek é um importante centro do comércio de peles e ovelha

O nome Windhoek é derivado da palavra Wind-Hoek, que significa "canto do vento".

A cidade prosperou durante algum tempo, com o afluxo de colonos africânderes, mas as guerras entre Nama e Herero acabaram por destruí-la.

Em 1878, foi incorporado pelo Reino Unido, embora não estivesse interessado em estender a sua influência para o interior. Um pedido por parte de comerciantes resultou na declaração do protectorado alemão do Sudoeste Africano em 1884. Em 1890, a Alemanha enviou uma força militar de proteção para manter a ordem. Esta força estabeleceu-se em Windhoek, interpondo-se entre os Nama e os Herero.

Windhoek foi fundada em 18 de Outubro de 1890, quando Von François iniciou a construção de um forte, hoje conhecido como Velha Fortaleza (Alte Feste). A cidade desenvolveu-se lentamente, com apenas os edifícios essenciais e pequenas explorações agrícolas de frutas, tabaco, e gado. O desenvolvimento acelerou a partir de 1907, com a imigração de colonos vindos de outras partes da Namíbia, da Alemanha, e da África do Sul.

Durante a Primeira Guerra Mundial, tropas sul-africanas ocuparam Windhoek em Maio de 1915. Durante os próximos cinco anos, a Namíbia foi administrada por um governo militar, provocando a estagnação da cidade e do país. Após a Segunda Guerra Mundial, o desenvolvimento recuperou gradualmente. A partir de 1955, foram iniciados grandes projetos de obras públicas, incluindo a construção de escolas, hospitais, estradas, e a construção de barragens e aquedutos, que finalmente estabilizaram o abastecimento de água potável. O desenvolvimento da cidade acelerou-se com a independência da Namíbia em 1990.

Windhoek está situada numa região semi-desértica, com dias geralmente quentes (muito quentes no Verão), e noites frias, sendo raras as temperaturas negativas. As temperaturas mínimas situam-se entre 5 °C e 18 °C.

A maior parte da chuva cai nos meses de verão. A seca ocorre normalmente uma vez em cada década.

Nenhum comentário:

Postar um comentário