terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Siem Reap

Siem Reap é uma cidade de 90 mil habitantes. Atualmente tem 120 hotéis muito bons. As ruas parecem charmosas, embora permaneça a bagunça das lojas a cada porta, tudo com calçamento quebrado e bastante sujeira. Tem um grande charme, embora esteja vazia, pois os turistas devem estar visitando as ruínas.
As ruinas de Angkor Wat é um conjunto monumental de construções. Já marquei hora e vou tirar minhas credenciais às 15:30. Devo levar uns dois dias para ver uma pequena parte do conjunto.
Esse não é o primeiro patrimônio da humanidade que visito nessa viagem. Já tive a Baia de Halong, os templos de Vientiane, a cidade de Luang Prabang, a cidade Hoi An, a tumba de Tu Doc e a Cidade imperial de Hue. Parece que Angkor é a mais impressionante, vamos ver.
Enquanto espero minha hora de ser atendido, acho bom contar um pouco a história do Camboja.
Durante muito tempo, desde antes de Cristo, tudo isso era o reino de Sião, com espiritualidade animista. Um príncipe Indu conquistou essas terras e depois casou com a Rainha de Sião, por isso a presença do induismo na história e nos monumentos dos primeiros séculos. Com a presença do chineses, chegou o Budismo que domina 90% da população. A partir de 1960, os franceses e dividiram muito essas terras, surgindo a Tailândia, a Birmânia, o Vietnã, o Laos. Boa parte dessas terras já foram do Camboja.
Os franceses agüentaram aqui é 1956, depois da guerra a frança não tinha mais condições de manter suas colônias. Houve tentativa de retomada até 58, mas com o início dos anos 60 os americanos precisavam marcar presença para impedir o crescimento do comunismo.
A guerra começa no Vietnã (eles estavam no Sul) e os Russos apoiavam o Norte.
Com o crescimento do norte e as resistências dos Vietcongs, muitos deles fugiram para cá, com isso os ataques para cá foram muito fortes.
Após a saída dos Americanos, tomou posse aqui um governo Maoista (comunismo Chinês) que hoje é chamado de Governo Genocida (foram 40 anos de profundo massacre contra o povo).
O Vietnã atacou o Camboja e conseguiu acabar como Genocídio, mas o Camboja passou a ser colônia do Vietnã. Isso durou 10 anos.
Só em 92 reestabelece o Reino, nomeia primeiro ministro e retoma a independência.
O ditador antigo fugiu para as montanhas e morreu de velho. O principal responsável pelas torturas do campo S21 (matou mais de 3 milhões de compatriotas), ainda está vivo, foi preso e está aguardando julgamento.
Ao questionar sobre a revolta com esse indivíduo, eles dizem, "Ele é uma alma má, nós somos budistas, se fizermos alguma coisa contra ele, nós seremos pior do que ele"
ETA Nobreza....
O Salário de uma professora aqui é de US$ 100,00 por mês. Para se virar, acaba fazendo comércio de livros, papéis e colas para prova. Dizem que a corrupção aqui começa nas escolas.
É isso, acho que resumi um pouco da história do nosso tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário