Camboja é um lugar especial. Quando alguém quiser vir para a Ásia, precisa reservar um tempo maior para ficar aqui. É um pais muito pobre, com mais de 92% ainda vivendo em zonas rurais. Sufocado e ainda com medo por tudo que passaram.
A história não é linear, pois aqui já teve grandes impérios. As construções são monumentais. A partir de 1500 começaram a decair, a ser invadidos, escravizados, explorados e massacrados.
Seu povo é o mais simpático que se possa imaginar. Claro que existem horrores, corrupções e coisas do Gênero.
Vale a pena contar um pouco do que vi.
Desde que cheguei aqui em Siem Riep, fiquei assustado com as condições em que vivem os vietnamitas daqui. Claro que não são todos, são os que fugiram do Vietnã na época da guerra, por serem apoiadores dos EUA. Com a vitória do comunismo em toda a Indochina, eles perderam sua cidadania e perderam todos os direitos. Vivem em palafitas à margem do rio, dentro da cidade. Agora seus filhos nascidos aqui podem ser registrados como cambojanos e freqüentar escolas.
Ontem fui ao lago central do pais. Fui de Ônibus até um certo ponto e depois peguei um barco em um canal muito longo que é construido todos os anos com a seca. O lago está baixo, pois tem uma ligação com o rio Mecong.
Ao chegar no lago conheci uma vila flutuante. São quinhentas famílias, Desses vietnamitas que não podem ter terra, eles juntam bambus e constroem casas flutuantes.
Criam peixes no quintal, crocodilos e abanam a mão para nós.
Agora estou em outro planeta. Fui abduzido pela noite e me jogaram em um planeta estranho. Prédios enormes. Ruas limpas. 8000 habitantes por Km quadrado, 97% da população tem casa própria, quer dizer apartamento próprio. O trânsito flui bem, o metro é uma beleza. Tem calçadas muito limpas, jardins bem cuidados. Este país só tem uma cidade e não tem nenhuma zona rural. É o primeiro mundo em serviços. Não tem nenhuma nascente e nenhum rio, mas exporta agua tratada. O salário mínimo para quem tem segundo grau é de US$1500 por mês.
Nesse planeta, há importação de terra, pedras e areia pata jogar no mar e fazer crescer seu território.
Para quem está chegando do Camboja, Singapura é o maior choque que eu podia ter.
Nenhum comentário:
Postar um comentário