domingo, 30 de dezembro de 2012

Himalaia, Everest e Butão


É uma pena, mas hoje eu tenho que ir embora do Nepal. O aeroporto e tudo muito tranqüilo para sair. A expectativa é grande, pois vou chegar ao destino almejado. Vou voar observando o Himalaia. Vou ver o teto do mundo. Ver o Pico do Everest e muitos outros, O Nepal tem 8 picos com mais de 8.000 metros de altitude.

Butão é um pequeno reino nos Himalaia,localizado entre a China e a Índia. Cheguei em Paro, o único aeroporto do Pais, tinha apenas o meu avião. Um Bimotor de 40 lugares. Fica na parte funda de um vale muito fechado a 2.250 metros de altitude,
Uma das nações mais pobres do globo, de acordo com a ONU, o Butão é considerado  o pais mais feliz do mundo, segundo pesquisa da University of Leicester, no Reino Unido. O país tem fome zero, analfabetismo zero, violência insignificante e nenhum mendigo nas ruas. O butaneses são proibidos de fumar desde 2005. O Tabagismo é zero. Saúde e a educação são oferecidas gratuitamente a todas pessoas. Não há registro de corrupção administrativa e o povo adora o rei. A Felicidade é parte da constituição como política pública. O Rei atual, com sete anos no poder, decidiu que é melhor ter democracia e com isso o povo pode mandar. O conceito de felicidade tem quatro pilares - preservação das tradições, do meio-ambiente, crescimento econômico e bom governo.
O reino de 38,4 mil quilômetros quadrados é menor do que o Rio de Janeiro. Tem 72,5% de sua área coberta por florestas, 34 rios e uma biodiversidade de dar inveja a muitos países ricos. Abriga cerca de 2000 templos e monastérios budistas,
A arquitetura é uma das maiores atrações do Butão. Os prédios e casas têm estrutura de madeira e taipa (barro amassado). As estacas são esculpidas e encaixadas umas nas outras sem a ajuda de pregos. O acabamento dos telhados é feito e pintado a mão.


Casas são geralmente construídas sem projeto arquitetônico, mas os butaneses fazem consultas astrológicas antes de erguer suas residências, algumas com cerca de 900 anos.
Algumas pinturas dos prédios são verdadeiras obras de arte, com dragões e desenhos de flores, bolas, portais e rodas da sorte
Tem quatro andares que abrigam animais (térreo), diferentes gerações da família - avós no primeiro, pais e filhos no segundo - e suprimentos de inverno.


O dragão é um símbolo nacional, tanto quanto o a papoula azul e os ciprestes, tão comuns no país. O esporte nacional do Butão é o arco e flecha.



A população é adepta à poligamia, e isso vale para homens e mulheres. Alguns butaneses se casam com várias pessoas de uma mesma família. O quarto rei, Jigme Singye Wangchuk, por exemplo, é casado com quatro irmãs. 

A sociedade tradicional butanesa é matriarcal. É hábito local o homem se mudar para a casa da mulher, após o casamento. Herança também costuma ser totalmente transferida às filhas, na maioria das regiões do Butão.


Um comentário:

  1. Amigo, leio tudo e dai comento, gostaria de ter a disciplina de escrever todos os dias, mas até agora não deu!!!! Mas hoje, além de estar viajando com o coração e a imaginação, quero te desejar um ano de PAZ, com tudo que isto signifia pra vc!!!!! E a felicidade com o conceito do Butão! Um forte e carinhoso abraço!!!

    ResponderExcluir