quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Veneza - Boas descobertas

Hoje acordei muito cedo. Seis horas da manhã, ainda escuro eu já enfrentava essas ruelas. O sentimento já de cansaço e nenhuma expectativa de que Veneza pudesse oferecer algo que não tinha visto. Fui ver o mercado de peixes e feira. Muitas coisas diferentes, peixes ainda pulando nos balcões. 





Depois de caminhar até a a Praça de São Marcos, fui surpreendido com um nascer de sol e uma visão emocionante da praça. 














Fui fazer uma visita guiada pela cidade, muito interessante conhecer a história e o modo de vida dos venezianos, suas formas de obter água, sua importância histórica. A posição estratégica para a luta contra os turcos, a importância comercial, etc.
Depois de mais de duas horas de caminhada, fui ao museu Ducale. sede do governo enquanto foi república, tinha uma forma de governo muito interessante que garantia a justiça e a paz. Os nobres tinham um conselho de dez pessoas, mas o governo era feito por uma pessoa definida que tinha poder vitalício. Todas as suas audiências eram feitas na presença de seis representantes das comunidades. O palácio é lindíssimo, com obras de arte e muito ouro. Quando esse governante morria, a família tinha 3 dias para retirar seus pertences. Quando o governante fazia coisas indevidas, morria.

O impressionante do palácio é um salão sem colunas que foi construído no sec XI.
O palácio era lidado pela ponte dos suspiros ao presídio. 


Impressionante foi ver a catedral. Construído também no sec XI é enorme, inteira revestida de mosaicos bizantinos. Uma loucura. As histórias da construção, e dos sete séculos que demoraram para terminar a decoração da catedral.














Depois de um rápido almoço, peguei outra excursão para caminhar pelo outro lado da cidade.
Em resumo, depois de 11 horas caminhando, estou plenamente satisfeito e cansado.
Muito gostoso conhecer Veneza além dos conhecidos canais e da praça.






Nenhum comentário:

Postar um comentário