sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Postojnska, Predjama, Ljubljana - Eslovenia Mágica.

O dia hoje foi espeleológico anticlaustrofóbico biológico atlético medieval romântico emocionante.
Apenas para fechar as histórias de ontem, descobri que a agência que deu problema ontem, simplesmente cobrou de mim dez vezes mais que o bilhete local.
O dia amanheceu e eu já havia ontem confirmado o passeio contratado para hoje. O dia de sol, muito frio e na hora marcada chega uma mulher linda, animada e simpática... Depois de nossa apresentação, entramos em seu carro e ela me informa que vou ser um grupo privado. Nos pusemos a viajar por estradas lindas em direção à Postojnska. Confesso que me questionei se queria ver caverna, mas estava tão gostoso ir ouvindo suas histórias, nessa hora o meu ouvido escuta e entende inglês. Conversamos de história, política, economia, etc...
Depois de um gostoso café, comprei ingresso para conhecer a caverna. Uma loucura, descemos num trenzinho em boa velocidade. (aquele mesmo e no mesmo local que Indiana Jones). Quatro km e meio depois, por túneis apertados, salões de estalagmites e estalagmites. o trem para e iniciamos uma caminhada de dois km. É impressionante, pena que as fotos não mostram a emoção e a grandiosidade das cavernas. Em alguns momentos desligaram todas as luzes. Você sente o que é uma verdadeira escuridão.
Impressionante é que antes de entrar tem um rio que a gente vê entrar dentro da montanha. Ele passa sobre os túneis e a gente sente o respingar da água constantemente em nossa várias subidas e descidas. Formam algumas pequenas lagoinhas. Lá em baixo, no escuro (a gente só tem acesso a 20% da caverna) vivem as salamandras. Por isso que aqui surgem as histórias de dragões. Os dragões são as salamandras que cresceram e habitam as cavernas.
Trem de volta e um prazer enorme de ter feito essa aventura.
À bordo de nosso carro, vamos para o Castelo de Predjama. Uma loucura, as histórias todas do castelo. Construído entre as pedras de uma montanha, foi perfeito para o refúgio de Erasmo. Depois de matar uma pessoa para defender um amigo, Erasmo foi condenado à morte pelos reis da Austria (aqui vizinho, os Alpes Austríacos são sempre visíveis daqui). A construção é de 1570, mas foi habitado e continuou tendo obras até depois da segunda guerra. É uma loucura imaginar a vida na idade média. Esses castelos deviam ser muito frios e úmidos, sem nenhum conforto, imagine que ainda não haviam vidros para fechar as janelas. Passei horas subindo escadas entrando em cômodos e ouvindo as histórias.
Depois de voltar a Ljubljana, o caminhar pelo centro histórico. Tudo muito lindo, pessoas tocando músicas, corais cantando, grupos de amigos cantando, crianças correndo, barraquinhas espalhadas pelas ruas vendem vinhos, comidas típicas, doces, plantas, etc. A cidade toda passei alegre. A gente não tem vontade de voltar para casa, é uma alegria convidativa. Aproveitei para subir a montanha e conhecer o outro castelo. Parecia perto, mas é uma escalada para chegar lá. Lindo, reconstruído, mas conta as histórias todas, aqui morou um tempo Átila, o exercito de Napoleão, os romanos, etc.
Pronto notícias dadas, agora vou sair para jantar, comemorar e ser feliz.





Ljubljana, a capital Eslovena, entre os Alpes e o mar Adriático, pode-se dizer que é o centro da Europa, Muitas pontes, muita tranquilidade, muita história (Romanos, Mongóis, Celtas, Alemães, Austríacos, Húngaros, etc.) Reis e comunistas, um caldo cultural temperado.

Um comentário:

  1. a emoção e o prazer estão todos na sua forma de escrever, acho que passeei junto! Depois do sufoco......

    ResponderExcluir