domingo, 31 de dezembro de 2017

Turim

Vim de ônibus de Nice até Turim. Uma viagem deliciosa, passando por Mônaco e todos aqueles lugares maravilhosos do mediterrâneo. O ônibus passando sobre Viadutos e ribanceiras. Um mar maravilhoso, mesmo com chuva.

A chegada em Turim foi diferente.

Caminhei mais de uma hora,  que caminho estranho, arrastando a mala (que ja desintegrou). Não sabia o que acontecia, não tinha metro, onibus, uber ou taxi. Comercio todo fechado. Pouquissima gente na rua. Nos sites do google não tinha nenhuma informação sobre transportes. Fui caminhando por quase 6 km. empurrando mala, mochila nas costas e a estranha sensação de cidade abandonada.





Um pouco antes de chegar ao hotel, um amigo me informou sobre o dia de Santo Estevão, o primeiro mártir cristão.
Ao chegar no hotel a recepcionista falou que tinha havido um alerta de atentado no metro, por isso as pessoas estavam mais recolhidas.
No começo da noite a vida já estava normalizada.
No dia seguinte, a chuva não atrapalhou o passeio, mesmo sem saber, encontrei a catedral que guarda o Santo Sudário,


Nice

Cheguei a Nice ainda pela manhã. Uma viagem em meio à forte névoa que não me permitiu conhecer as paisagens da região de Provance. Nice é uma cidade que aparenta muito charme e toda sofisticação da Cote D'Azur. Foi um dia mais tranquilo, o dia 25 de dezembro é sempre um dia preguiçoso, um sol quentinho e um vento frio. As pessoas, muitas delas caminham pelo caçado da praia, vestindo agasalhos pesados e segurando seus cachorrinhos pequenos e cheios de frescura. Muitas cadeiras viradas para o mar, sempre chios de pessoas observando o mar e praia que é só de pedrinhas.








terça-feira, 26 de dezembro de 2017

Marseille

Marcelo em Marseille, não poderia ser normal.
Cheguei e ne apavorei porque o trânsito muito intenso e a inexistência de possibilidade de estacionar me fez entrar no estacionamento de um shopping. Sair caminhando até o hotel. Muito assustador, milhares de pessoas, barracas de todo tipo de produtos, cambistas oferecendo todo tipo de produto. Assustador e confuso, não existem números nas portas. Depois de mais de duas horas, encontrei a porta que corresponderia ao número indicado, mas ninguém atendeu. Decidi procurar outro hotel.
Encontrei hotel, depois de alojado, começou a doer meu pé. Uma dor muito forte, como estivesse quebrado, mas não havia acontecido nada. Passei a noite com muita dor, pela manhã consegui ir até o carro e tomar os remédios que havia deixado lá.
Consegui ver pouco, mas valeu a pena:







sexta-feira, 22 de dezembro de 2017

Toulouse

Cheguei tarde em Toulouse. Depois de dirigir quase 400 km, entrar em uma cidade com um trânsito intenso, um clima de natal onde parecia que as sacolas carregavam pessoas.
Difícil estacionar e difícil de andar.
Nada como uma noite bem dormida e o dia seguinte me apresentou uma cidade mais amorosa.

Tinha pouco tempo e percorri um dos roteiros sugeridos pelo Google Trips.
Basilica de Saint-Serin de Toulouse. Muito linda.





passei pelo convento dos Jacobinos

Cheguei à ponte Neuf

Passei pela Notre-Dame Di Taur




O capitólio, assim como as grandes plazas, estão cheias de barracas e feiras para comemorar o Natal. 
Por fim fui à catedral de Toulouse:



Parece muito religioso, mas as igrejas são um grande tesouro da arte e da arquitetura.
Vejam um pouco mais da cidade:






Lourdes

Dias antes de sair de viagem, assisti um filme sobre a história de Nossa Senhora de Lourdes. Num impulso resolvi desviar um pouco meu trajeto para passar para ver Lourdes. Curiosidade, baseado na história de Bernadette que relata ter visto a Imaculada em 1858.

Entre tantas viagens, já estive em muitas casas dessa senhora, Medjugorje, México, Aparecida, Fátima e . Em todas eu fiquei impressionado, mas em Lourdes, não sei se eu não esperava, mas me impressionei e emocionei demais.
Cheguei sem ter informação nenhuma já fui surpreendido pelo caminho e a primeira visão da basílica
Estacionei o carro ao lado e tive acesso pelo caminho na altura das pontes.
Entrei em um corredor que chega em uma capela. Um sentimento de silencio profundo, Um silencio de meditação, de oração e de contato consigo mesmo, em paz.

Subi e cheguei em uma catedral mais impressionante ainda

Existem sensações indescritíveis.
Desci as escadarias encantado com os murais de mosaico de pedras. Entrei na catedral inferior. Monumental.



Sai caminhando, e encontrei uma porta que, aparentemente tinha uma passagem para o outro lado da rodovia. entrei e encontrei uma catedral enorme, moderna, impressionante