quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Ivalo - Snowmobile

Pois é, ha quanto tempo eu não acordava às nove e meia da manhã?  Dormindo gostoso, sem fechar janelas ou a possibilidade de escurecer o quarto.  Dentro do iglu de vidro,  cercado de pinheiros pesados de tanta neve. Passei boa parte da noite olhando o céu, procurando uma estrelinha que me desse a esperança de poder ver outra vez a aurora boreal.
Não foi dessa vez e parece que hoje também o tempo vai ficar nublado. Nenhum vento, Parado. Parado no tempo, mas o tempo não para.  Essa sensação de que hoje é meu último dia de curtição na neve. Amanhã saio cedo e volto pra Helsinki, de lá para Portugal.
De fato eu gosto desse mundo frio. Minha disposição e vontade de sair e caminhar é muito gostosa.
Ontem fiz algumas coisas diferentes e que sempre pensei não querer fazer.
Pela tarde a única alternativa de lazer que tinha era passear em trenó puxado por cachorros. Eu que sempre tive dó dos bichinhos. O canil tem mais de 200 animais, cada um preso em sua casinha. Quando vêem a gente, eles ficam loucos. Precisa ver a felicidade deles quando são colocados em um trenó. Primeiro a gente se equipa, depois passa pelo treinamento. Cinco tailandeses e eu. Fomos dois em cada trenó. Um dirige e outro vai sentado.

A instrução que nos dão é que é difícil parar os cães, eles adoram correr e não pode ultrapassar, pois eles são tão competitivos que se um ultrapassa o outro eles se atacam.
Então foram três horas andando pelas florestas geladas. Uma delícia. depois fui conhecer a criação dos bichinhos

Depois do jantar, a perspectiva de Aurora muito baixa, resolvemos ir caçar a aurora. Dois casais 9 um canadense e um inglês resolvemos ir caçar Aurora.
Encontramos uma professora e uma agencia que aluga Snowmobile. 

Lá fui eu, morrendo de medo aprender a a manejar a máquina, achar capacete para minha cabeça. Partimos e caminhamos por quatro horas, subindo e descendo montanhas nesse prazer maravilhoso de pilotar um snowmobile nesse frio e nessa paz.



Já de madrugada, quando caminhava para meu Iglu, eu descobri TRÊS estrelas no Céu. Já na euforia e agora com a esperança, a gente deita e não dorme, fica olhando paciente e esperançosamente que outra luz se acenda.

Um comentário:

  1. Existe um aplicativo para Android, no celular, que a partir da identificação da sua latitude e longitude, você aponta o telefone para o céu e ele te diz quais os astros estão sendo avistados naquela direção.

    ResponderExcluir