quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

Egito

Desde o dia 07 de janeiro, saí da Itália e vim para o Egito.
Estou encantado, assustado, desafiado e aconchegado.
Difícil o acesso à internet, principalmente que meu computador resolveu fazer Back up e ele fica muito lento.
Está tudo muito bem, estou à bordo de um navio e estou subindo o Rio Nilo.
Me assustei com o Cairo, mas me surpreendi com as pirâmides.
Me encanei por Luxor,


Vou tentar mandar fotos, mas acredito que vai ser difícil

quinta-feira, 4 de janeiro de 2018

Roma - Basílicas Papais

Roma, além da beleza já conhecida, tem algumas surpresas. Eu não sabia, mas o Papa tem Cinco Basílica que pertencem a ele as honrarias.

Eu já conhecia duas: A única fora de Roma - São Francisco, em Assis e a já conhecida de São Pedro que fica no Vaticano ( A de São Pedro é a maior em cumprimento e altura e nenhuma igreja pode ser maior do que ela.

Hoje conheci as outras três.
A primeira: Basílica Papal de Santa Maria Majore - a Primeira igreja dedicada a Maria na história da humanidade do sec. V






A segunda foi: Basílica São João do Latrão. Era um palácio imperial de Constantino e foi doado por sua mãe (Helena). Hoje é considerada uma Arquibasílica, pois é a sede do governo diocesano de Roma, ou seja, onde o Papa toma posse.







A terceira é a Basílica São Paulo fora dos muros. No local onde São Paulo foi executado. Como ele era romano, tinha que ser punido fora dos muros. Fica longe, mas vale a pena.










Spoleto, Cascia e Norcia.

Esta viagem eu havia programado para fazer de carro. Como fui roubado e fiquei sem minha carteira de motorista, tive que mudar os planos e fazer de ônibus ou trem.
Havia pensado em me hospedar em Norcia, terra de São Bento, mas os transportes para lá eram muito difíceis.
Optamos em ficar em Spoleto, sem muita informação conseguimos nos hospedar em um convento (na verdade uma casa de idosos.
Chegamos e tinha um depósito de malas na estação, com isso podíamos andar pela cidade e foi uma grande surpresa, e grande esforço para subir ladeiras. Muita chuva, mas valeu a pena.









Descobrimos que o único lugar onde sai ônibus para Cascia (no Brasil chamamos de Cassia, a terra da Santa Rita). Pegamos o ônibus das 10 e fomos muito rápido, chegamos às 11:10. Subimos incontáveis degraus e chegamos à Basílica de Cassia, onde o seu corpo está visível e incorrupto. Foi muito emocionante e impactante. O jeito da basílica e o corpo dela.







Tentamos entrar para conhecer o monastério. As Freiras disseram que só podíamos entrar ou às 11:15 ou às 14 horas. Explicamos que o ônibus chegava depois do primeiro horário e o último saia no horário da segunda visita, o que inviabilizaria o acesso aos que vão à cidade de ônibus. Não teve negociação e ela explicou que não tem nada a ver com os horários dos ônibus.

Descemos até à cidade e descobri que havia sim um ônibus mais tarde, às 18 horas, mas que havia um ônibus para Norcia. Assim decidimos ir para Norcia.

Um trauma, não tínhamos informações ou não as havíamos registrado. Norcia está destruída por um terremoto. A cidade deserta, um frio intenso e uma paisagem aterradora. Ninguém pelas ruas. Triste, muito triste.












terça-feira, 2 de janeiro de 2018

Florença

É uma das cidades mais bonitas que se possa imaginar. Uma história viva do renascimento, e quase com certeza vamos encontrar Michelangelo na próxima esquina.
A cidade é uma grande surpresa em todos os sentidos, mas o Duomo (catedral) revestida em mármore com tantos detalhes, é uma coisa impressionante.





A Igreja de São Filipe Neri, um santo italiano, nascido e criado em Florença, é conhecido como o santo da alegria e do sorriso, imaginem que ele no lugar da pia de água benta tinha um  vasilha cheia de moedas para os pobres pegarem sempre que quisessem comprar um pão ou comida pra não precisar roubar de ninguém. Foi perseguido pela burguesia local, pois diziam que pedia dinheiro para fazer o oratório ( Igreja), foi denunciado por má administração ao papa que enviou um cardeal para investiga-lo.  Foi afastado de suas funções, mas o povo fez uma revolução, conhecida como a revolta dos famintos, e trouxeram ele de volta à cidade, ao morrer o povo o queria declarar “santo súbito”.

Visitamos a Basílica de Santa Cruz, um museu interessante, mas chama a tenção a quantidade de figuras ilustres que estão enterradas lá, Desde Michelangelo e Maquiavel, até homenagens a Dante.

O mais impressionante, mesmo é poder ver a escultura de Davi, essa coisa de ser considerada a escultura mais perfeita do mundo, é justa.


Ponte Vechia